Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

UMA PESQUISA ESSENCIAL À INDÚSTRIA LOCAL

Jefferson José da Conceição

Nas economias desenvolvidas ou em desenvolvimento, a indústria é a maior geradora de inovações, produção, emprego e arrecadação. No ABCD, isto também acontece. O município de São Bernardo é altamente industrializado: 36,5% do PIB do município é composto pela indústria - bem acima das médias paulista e brasileira.

Isto já seria suficiente para destacar a importância de se ter um cadastro atualizado de nossas indústrias, isto é, um levantamento das principais informações das empresas industriais, de todos os segmentos e portes, da economia local – levantamento este que estamos denominando de CGI (Cadastro Geral das Indústrias) de São Bernardo. Além das informações institucionais e de contato, o levantamento deve incluir os produtos, insumos, resíduos, principais mercados (fornecedor e consumidor), incluindo importa- ções e exportações, número de empregados, composição da força de trabalho, existência ou não de relações com universidades, entre outras informações. suas empresas a esse módulo, assim como os já cadastrados podem atualizar suas informações.

Convém chamar a atenção ainda para a possibilidade de fomento de negócios, quando se tem este cadastro. A geração de oportunidades é potencializada porque o CGI possibilitará melhor planejamento de atividades de fomento ao setor industrial pela Prefeitura, como por outras esferas de governo e pelos próprios APLs (Arranjos Produtivos Locais) atuantes no município e na Região. O modelo do CGI servirá inclusive como base para sua extensão aos demais municípios da região.

A pesquisa torna possível, por exemplo, avaliar a “abecedização” da indústria local. Ela permite que indústrias compradoras e vendedoras próximas se conheçam e iniciem novos negócios, com base em produtos de interesse comum. Também servirá para apresentar a indústria local ao Brasil e ao mundo, já que o CGI será bilíngue, o que permitirá ampliar sua escala de negócios.

Além das edições impressa e digital, haverá um módulo eletrônico interativo, que habilita a realização de pesquisas específicas por produto, bairro ou outros atributos. Empresários que eventualmente deixaram de se cadastrar também poderão acrescentar os dados de suas empresas e esse módulo, assim como os já cadastrados podem atualizar suas informações.

O levantamento foi uma iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, por meio da SDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), que lançou um edital. Como resultado do certame, foi contratado o INPE-USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul) para a pesquisa e o tratamento dos dados. A realização do CGI contou ainda com apoio do Ciesp Regional de São Bernardo e dos sindicatos de trabalhadores, como os Metalúrgicos e Químicos do ABC. Assim, reforçamos o convite aos empresários, sindicalistas, acadêmicos e gestores públicos para o lançamento do “Cadastro Geral da Indústria de São Bernardo”. O evento, que contará com a presença do Prefeito Luiz Marinho, será no próximo dia 10 de março, às 9h, na sede da associa- ção comercial e industrial da cidade. Agende-se!


Jefferson Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário