Jefferson José da Conceição
Nilson Tadashi Oda
A política de geração de
trabalho, renda e economia solidária da SDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico,
Trabalho e Turismo) de São Bernardo, na gestão do prefeito Luiz Marinho,
pauta-se por três programas: estímulo à geração de empregos formais; acesso ao
microcrédito produtivo; apoio à economia solidária.
Constituída em 2010, a CTR (Central
de Trabalho e Renda), fruto do convênio entre Prefeitura e Ministério do
Trabalho e Emprego, oferece serviços gratuitos de intermediação de mão-de-obra,
habilitação de seguro desemprego, emissão de carteiras e acesso a cursos de
qualificação e orientação profissional, para elevar a empregabilidade dos que
buscam a reinserção no mercado.
Em 2014, foram realizados 63
mil atendimentos (12 mil novos cadastramentos). Para atender às mais de 11 mil
vagas disponibilizadas, foram encaminhados 34,7 mil candidatos às seleções e
3,7 mil colocações. Foram emitidas 2,4 mil carteiras e habilitados 4,9 mil
seguros desempregos. Os números decorrem de ações como: inauguração de posto
avançado da CTR no Riacho Grande; realização do “Dia D”, visando gerar
oportunidades às pessoas com deficiência; “Cafés com Prosa”, realizados com
profissionais do mundo do trabalho e empresários; ações integradas do governo com
foco em aposentados, jovens e mulheres.
O crédito produtivo,
essencial aos micronegócios, é realizado
pelo Banco do Povo Paulista, parceria da Prefeitura com o Estado, e possui uma
das menores taxas de juros (0,35% ao mês). Desde 2009, financiou R$ 5 milhões.
Em 2014, firmou 227 novos contratos (R$ 1,4 milhão). A carteira ativa atual conta
com 512 contratos (R$ 2,9 milhões). Há R$ 9,1 milhões disponíveis para
empréstimos.
Na economia solidária, foi
destaque em 2014 a ação da SDET (em parceria com a Secretaria de Serviços
Urbanos) relativa ao programa coleta seletiva que resultou em 2 novas centrais
de triagem. Gerenciadas pelas cooperativas Reluz e Cooperluz, estas centrais
geram trabalho e renda a mais de 100 catadores. Com o apoio da Secretaria de
Educação, catadores passaram a frequentar as aulas do Mova. A feira de produtos
das hortas urbanas possibilita o acesso a alimentos sadios e geração de renda.
A partir da 1ª feira de economia
solidária, organizada pela SDET, os empreendimentos passaram a realizar feiras
autônomas. A Prefeitura, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia
Solidária, apoia especialização em marketing comercialização na modalidade.
A Incubadora de Empreendimentos
Solidários – parceria, desde 2012, entre a Prefeitura, a Universidade Metodista
e a Finep – propicia cursos e assessoramentos à gestão e organização dos
empreendimentos. Destaque para o curso ministrado por “experts” italianos (de Úmbria,
Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Ligúria).
A Conferência Estadual de
Economia Solidária, realizada em São Bernardo, com apoio da SDET, estabeleceu propostas
que foram levadas à Conferência Nacional, realizada em Brasília.
*Jefferson Conceição é
secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo e
Nilson Tadashi é diretor Emprendedorismo, Trabalho e Renda
#economiasolidária#cooperativismo
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