Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Sede do Sebrae conquista do ABCD


30 de dezembro de 2014

Opinião


Em 2014, um momento histórico para o empreendedorismo do ABCD foi o envio pelo prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal, Luiz Marinho, de projeto de lei de doação de terreno do Município para que o Sebrae possa instalar sua sede regional própria, à altura da grandeza de nossa Região.  Após o necessário e sempre importante debate na Câmara de São Bernardo, o projeto aprovado no início de dezembro. A doação teve como ponto de partida ofício recebido pelo prefeito, em maio deste ano, no qual o Sebrae-SP propõe a parceria e solicita terreno para a regional.

A decisão do prefeito levou a rápida articulação de diversas secretarias – articulação esta na qual a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Município também tomou parte -, com vistas a viabilizar com celeridade e nos marcos da lei a parceria. O diálogo com o Sebrae em seus níveis nacional, estadual e regional norteou a ação.

O Sebrae é uma entidade civil sem fins econômicos. Promove o desenvolvimento e a sustentabilidade dos pequenos empreendimentos, bem como sua formalização. Contribui para gerar atividade econômica e colabora para reduzir a desigualdade e aumentar o número de empregos no Brasil. No Estado, o Sebrae conta hoje com 33 escritórios regionais. Desde 1994, a entidade tem escritório no ABCD, mas hoje se encontra em sede alugada.

O local escolhido é estratégico, pois se situa próximo da estação do futuro metrô; está em avenida que interliga São Bernardo e Santo André; e é de fácil acesso para aqueles que vêm de Diadema, Mauá, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Todos os municípios são polos importantes de micro e pequenas empresas. Para se ter uma ideia, a Região conta hoje com aproximadamente 52 mil microempreendedores individuais formalizados. Somente nos anos de 2012 e 2013, o Sebrae ABCD realizou cerca de 79 mil atendimentos na região.

Vale notar o “anel de conhecimento e formação” que se estrutura no entorno em que a sede do Sebrae será instalada. Além do Sebrae, a área conta com unidades do Senai, Senac, Fatec e Etec, e é próxima a instituições públicas como UFABC e Faculdade de Direito. Em 2010, o prefeito Marinho já havia concedido terreno em São Bernardo para a construção da segunda unidade do Senac no ABCD. As obras desta unidade estão em sua fase final.

Registre-se ainda que as gestões  públicas municipais do ABCD – São Bernardo, inclusive – têm contribuído com diversas ações complementares visando o apoio ao empreendedorismo  dos pequenos negócios: aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas empresas; constituição de Salas do Empreendedor; desburocratização;  formação de “agentes de desenvolvimento”; parcerias com o Sebrae para realização de cursos. Estas são algumas das ações fundamentais com vistas a preparar as micro e pequenas empresas para que elas obtenham condições necessárias ao seu crescimento em uma economia competitiva.

 *Jefferson Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo; Ademir Gasparetto é diretor de Fomento à Atividade, Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário