16 e 17 de dezembro de 2014
opinião
Em 25 de novembro ocorreu o “1º
Workshop sobre Turismo Industrial do ABCD”, organizado pelo Consórcio
Intermunicipal em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico. Foi
o primeiro passo para estender regionalmente
o projeto lançado, com sucesso, em 2013, pela Prefeitura de São Bernardo, por meio
da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O turismo
industrial “abre as portas” das empresas para visitas monitoradas às suas
formas de produção e
tecnologias. A intenção agora é ampliar o número de empresas e segmentos visitados,
abrangendo também as dos seis outros municípios.
São Bernardo já conta com cinco
indústrias parceiras nesta modalidade de turismo: Wheaton (Vidros), Zurich
(termoplásticos), Formag’s (gráfica), Mercedes--Benz e Scania. Estão também adiantadas
as negociações com Volkswagen, Basf (Tintas Suvinil) e Termomecânica. A
proposta apresentada pela Prefeitura para participação das empresas é muito
flexível e respeita todos os processos de confidencialidade e de interesse das
empresas: perfil dos visitantes; dias e horários de visitação; registro ou não
de imagens; áreas passíveis de visitação, entre outros.
No Brasil e no mundo, o ABCD é
sinônimo de indústria, trabalho e sindicalismo. Esta identidade originou-se, no
início do século 20, com as fábricas têxteis, de móveis e de porcelanas;
aprofundou-se, ainda em meados do século passado, com a presença das grandes
fábricas montadoras de veículos, autopeças, máquinas, eletroeletrônicas, químicas,de cosméticos e
alimentação; e, neste século 21, estará associada também com a alta tecnologia
resultante da instalação de uma
fábrica de partes da aeronave supersônica Gripen. Industriais como Ciccillo
Matarazzo, Luiz Villares, Salvador
Arena, José Mindlin e Abraham Kasinski, bem
como sindicalistas como Luiz
Inácio Lula da Silva, são alguns dos nomes que fazem parte desta rica história.
O prefeito Luiz Marinho transforma em realidade
um antigo sonho da Região: está em andamento, neste momento, em São
Bernardo, a obra do Museu do Trabalho e do Trabalhador, que será importante
âncora do turismo regional.
A marca industrial não pode ser
desperdiçada pela cadeia do turismo, pelos municípios e governo do Estado, e
nem pelas próprias indústrias. Há muito interesse em se conhecer uma linha de
montagem industrial. Sob o ponto de vista da empresa, participar do turismo
industrial
pode ser bem proveitoso, pois se
trata de ação de fortalecimento e divulgação de sua marca,
bem como de diálogo dinâmico com
estudantes, pesquisadores, consumidores e outros empresários. Para turistas e
visitantes, é oportunidade ímpar de conhecer processos de produção.
Jefferson Conceição é secretário de Desenvolvimento
Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo (SDET). Fernando Bonisio é
Chefe da Divisão de Turismo da SDET e Coordenador Adjunto do GT Turismo do
Consórcio Intermunicipal.
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