Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O ABC do petróleo e do gás


11 de dezembro de 2014

Opinião


O título deste artigo dá nome ao livro que acaba de ser lançado na Região. Fruto da parceria entre Agência de Desenvolvimento Econômico, Consórcio Intermunicipal e Prefeitura de São Bernardo, a publicação, bilíngue (português e inglês), de 278 páginas, aprofunda, por meio de textos de 29 autores, o debate sobre as potencialidades do ABCD no fornecimento de produtos e serviços à cadeia de petróleo e gás.

Maior cluster industrial da América Latina, a Região já está inserida na referida cadeia, por meio do Polo Petroquímico da Braskem, da Refinaria de Capuava e de várias indústrias químicas. Pela RAIS, o total de empregados dessas empresas no ABCD, em 2012, era de 34,6 mil pessoas, em 841 estabelecimentos. O valor adicionado gerado era, em 2010, de R$ 72,9 bilhões ou 8% do valor adicionado no Estado de São Paulo. Acrescentem-se ainda as muitas empresas do complexo metal mecânico e de outros setores que também fornecem para a cadeia produtiva, bem como as universidades e centros técnicos instalados na Região que possuem pesquisas e formação relacionadas aos temas da energia e do petróleo e gás.

Temos todas as condições para ter como meta a ampliação da participação da Região na cadeia de fornecimento da Petrobras e das grandes empresas que atuam no pré-sal. Isto, sem abandonar  as vocações atuais da Região. A estratégia, tal como no caso da  indústria de defesa, consiste em diversificar o parque produtivo já instalado para atender às novas demandas da cadeia de petróleo e gás.

O livro chega em boa hora. Apesar dos grandes investimentos do pré-sal - e uma parte deles ocorre na Baixada Santista, bem ao nosso lado -, são grandes os desafios para atingir nosso objetivo.  O poder público está fazendo sua parte. Workshops, seminários e rodadas de relacionamento foram realizados pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Consórcio e Agência. Em junho de 2012, constituímos, na Prefeitura  de São Bernardo, o PAC (Posto Avançado de Cadastramento da Petrobras), para apoio técnico  gratuito às empresas que desejassem inserir-se no cadastro de fornecedores da Petrobras. Em que pesem estes avanços, não conseguimos ainda pleno sucesso na empreitada.

A crise vivida pela Petrobras  passará e o Brasil retomará com força os investimentos no pré-sal. O ABCD precisa intensificar ainda mais sua preparação e articulação. Além disso, é importante que as instituições locais se insiram na luta efetiva pelo cumprimento, por parte do governo federal, de metas claras de nacionalização no fornecimento à Petrobras e demais empresas atuantes no pré-sal.

Dada a importância do livro, recomendo que os municípios ampliem o número de exemplares impressos, bem como façam ampla divulgação da publicação. O livro poderá também ser obtido em breve, em versão eletrônica, nos sites das instituições parceiras responsáveis pela publicação.

*Jefferson Conceição é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário