Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de julho de 2014

AERONÁUTICA, PROJETOS E PRODUÇÃO NO GRANDE ABCD


17/07/2014 - ARTIGO
 
 
 
Por: Jefferson José da Conceição  (jefferson.jose@saobernardo.sp.gov.br)

 

 
http://www.abcdmaior.com.br/imagens/upload/noticias/60564.jpg
 
Empresas estão convidadas a mostrar seus produtos e serviços

 
No próximo dia 30 de julho, na Universidade Metodista, a Região receberá o Comando da Aeronáutica. Teremos a honra de contar com o comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro Juniti Saito, acompanhado de membros do seu Estado Maior. A convite do Prefeito de São Bernardo e Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABCD, Luiz Marinho, eles exporão os projetos dessa força para os próximos anos e as demandas de produtos e serviços resultantes. Haverá rodada de relacionamento entre oficiais militares e empresários, com agendamento prévio, subdividida em 14 segmentos, como têxtil, alimentação, equipamentos, combustíveis, viaturas e motores, pneus, armamentos, produtos químicos, médico-hospitalares e outros.
 
O evento dá continuidade à nossa política para ampliar a participação do setor produtivo do Grande ABC na indústria de Defesa. Em 6 de dezembro de 2012, mais de 350 empresários participaram de seminário com o Comando da Marinha. Em 24 de julho de 2013, o Comando Logístico do Exército realizou atividade similar, com mais de 400 empresários.
 
Este terceiro seminário ocorre depois que a empresa sueca Saab anunciou a instalação, em São Bernardo do Campo, de uma unidade de fabricação de componentes aviônicos do Gripen, caça supersônico escolhido pelo Governo Federal para a Força Aérea. Essa notícia lançou definitivamente nossa região no mapa da indústria de Defesa.
 
Trata-se do coroamento de uma estratégia ousada, futurista e inovadora de desenvolvimento local e regional, lançada pelo prefeito. O Grande ABC tem grande potencial para se integrar ao esforço nacional pelo reaparelhamento das Forças Armadas: vocação metal mecânica, expertise empresarial, força de trabalho qualificada e universidades de excelência. Este precioso acervo permite-nos diversificar nosso parque produtivo, sem abrir mão das especialidades já consolidadas nas áreas automotiva, química e petroquímica. Assim, fortalecemos nossa estrutura econômica regional e nos habilitamos a tirar proveito dos novos eixos do crescimento econômico brasileiro, como a indústria de defesa. O Brasil precisa reduzir seu déficit comercial em equipamentos militares e dominar tecnologias sensíveis nesse campo.
.
O APL (Arranjo Produtivo Local) de Defesa do Grande ABC, integrado por empresas, sindicatos, universidades, instituições financeiras, Sebrae, Senai e outras entidades, e coordenado por nós, representa o esforço para articular os segmentos interessados no adensamento da cadeia produtiva de Defesa na região. Em breve, daremos novo passo: o apoio à Catalogação e Homologação de empresas e produtos locais para fornecer às Forças Armadas.
 
Convidamos todos os interessados a se inscrever para o evento com a Aeronáutica pelo site www.industriadefesaabc.com.br.
 
* Jefferson José da Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de  São Bernardo e Coordenador do  APL de Defesa do Grande ABC.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário