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terça-feira, 29 de julho de 2014

Condições para fornecer para as Forças Armadas


  29 e 30 de julho de 2014




Sob a orientação do prefeito Luiz Marinho, temos insistido que um dos eixos estratégicos do desenvolvimento econômico do ABCD reside na atração de investimentos associados à indústria de defesa. Temos alertado para a capacidade desta indústria de gerar empregos qualificados, impulsionar a tecnologia e favorecer a dualidade da estrutura industrial (fornecimento voltado para a indústria de defesa combinado com o fornecimento para outros segmentos, como o automotivo, entre outros).

 

Em março de 2013, foi criado, em São Bernardo, o APL (Arranjo Produtivo Local) do segmento de Defesa da Região, que conta com número expressivo e crescente de empresas participantes. As empresas buscam, entre outros objetivos, participar dos processos de fornecimento de equipamentos e insumos às Forças Armadas. Entretanto, as empresas somente poderão fornecer às Forças Armadas ou aos seus fornecedores, caso estejam catalogadas no sistema criado pelo Ministério de Defesa. O processo de catalogação é requisito essencial para integrar as empresas à rede de fornecedores de Defesa no Brasil.

 

Por esta razão, em breve, a Prefeitura de São Bernardo vai apoiar os empresários em sua caminhada visando a catalogação. Na Sala do Empreendedor – que é um equipamento inaugurado em 2010 e que tem como foco a regularização, legalização e incentivo ao desenvolvimento de empresas de todos os portes na cidade - a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Município, em parceria com pessoas jurídicas especializadas em processo de catalogação, prestará serviços de consultoria e orientação de forma gratuita às empresas da Região que tenham interesse em fornecer seus produtos à Base Industrial de Defesa e seus fornecedores.

 

O posto não realizará serviço de catalogação, que é função das Forças Armadas, mas vai viabilizar uma espécie de esboço preliminar das orientações visando a obtenção da catalogação. Os serviços prestados na Sala do Empreendedor consistirão em: a) esclarecimentos quanto aos procedimentos, registros e documentações específicas que as empresas atendidas no Posto de Catalogação necessitarão para iniciar os procedimentos de Catalogação e Homologação de Empresas e Produtos perante o Ministério da Defesa; b) realização de palestras direcionadas às micro e pequenas empresas, que esclareçam os conceitos, legislações, estruturas organizacionais e vantagens de habilitarem-se junto ao Ministério da Defesa e órgãos competentes; c) Avaliação de viabilidade de catalogação e homologação das empresas atendidas no Posto de Apoio ao esboço da Catalogação da Sala do Empreendedor, bem como de seus produtos, indicando e justificando eventuais inviabilidades ou impedimentos da empresa ou dos produtos; d) elaboração de orçamento e esboço de Ficha de Catalogação de Item, atendendo ao preconizado pelo Sistema Militar de Catalogação e pelo Sistema Otan de Catalogação, visando atribuição de NATO Stock Number, bem como sua publicação nos catálogos.

 

*Jefferson Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo

e Coordenador do APL de Defesa do ABCD

 

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