Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Celso Daniel, quinze anos

É preciso permanentemente resgatar, especialmente para os mais jovens, o legado visionário de lideranças como o do prefeito



No próximo dia 18 de janeiro de 2017, terão passados quinze anos da trágica morte do então prefeito de Santo André, Celso Daniel. O tempo passa. Assim, é preciso permanentemente resgatar, especialmente para os mais jovens, o legado visionário de lideranças como o do prefeito. Isto é ainda mais necessário em uma época de tanta descrença nas lideranças políticas e nos projetos de transformação para uma sociedade mais justa e igualitária.
Celso Daniel foi a maior liderança individual do processo de constituição de espaços públicos regionais, baseados na cooperação dos atores sociais, verificados na Região do ABCD, nos anos de 1990. Engenheiro e professor de economia da FGV, o ex-prefeito de Santo André aliou sua elevada capacidade de articulação política com uma sólida formação teórica do regionalismo.
Acreditava que o desenvolvimento econômico e social não passava exclusivamente pela pauta nacional, mas também pelo plano local e regional. Em oposição às ideias neoliberais expressas nas políticas municipalistas de disputa entre as cidades pelos investimentos privados, e crítico às tradicionais práticas de gestões clientelistas, Celso Daniel propôs que os executivos e legislativos municipais rompessem com o isolamento concorrencial de suas ações e implementassem um conjunto de iniciativas inovadoras de cooperação em prol do desenvolvimento do Grande ABC, a partir de uma agenda regional.
Neste contexto, articulou, no início dos anos de 1990, a criação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, sendo seu primeiro presidente. A entidade é constituída pelos sete Municípios do Grande ABC - representados pelos seus Prefeitos -, isto é: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Tem como objetivo planejar a articulação de ações em âmbito regional, em áreas como mobilidade, macrodrenagem, saúde, segurança, resíduos, entre outras. Em 2010, a entidade tornou-se o primeiro consórcio multisetorial de direito público e natureza autárquica do País.
Fórum da Cidadania
Em 1994, liderou o Fórum da Cidadania do Grande ABC, movimento suprapartidário - composto de segmentos empresariais, sindicais, ONGs, grupos religiosos, ecológicos, entre outros - que buscou fortalecer a representação política da Região do Grande ABC e o comprometimento dos candidatos com a plataforma de desenvolvimento regional. Uma das principais ações do Fórum foi o movimento “Vote no Grande ABC”, que resultou na eleição de cinco deputados federais e oito deputados estaduais ligados à região do ABC nas eleições daquele ano.
Estimulou a participação cidadã da sociedade organizada nos processos decisórios públicos, liderando a constituição de espaços multipartites não-estatais com a Câmara Regional do Grande ABC, a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, o Banco do Povo Regional e o Orçamento Participativo.
Inovou também ao criar o “Projeto Santo André Cidade Futuro”, que combinou a participação popular e a fixação de metas de longo prazo para a cidade. Neste sentido, incentivou o permanente diálogo do Grande ABC com experiências internacionais em desenvolvimento local, seja participando de diversos eventos em todo o mundo, seja por meio de acordos e convênios com órgãos e especialistas no tema. Trouxe para o debate com a Região do ABC nomes como Allen Scott, Jordi Borja, Alain Lipietz, Giuseppe Cocco, entre outros.
Membro do PT, Celso Daniel era coordenador do Programa de Governo do candidato Lula à Presidência da República no início da vitoriosa campanha. Essa missão e seu terceiro mandato de Prefeito, iniciado em 2001, foram brutalmente interrompidos em janeiro de 2002, quando ele, aos 51 anos de idade, foi sequestrado em São Paulo e, dias depois, assassinado pelos sequestradores, o que gerou enorme consternação em todo o País.
Jefferson José da Conceição é Prof. Dr. da USCS e atual Diretor Técnico da Agência São Paulo de Desenvolvimento. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo entre jan.2009 e jul. 2015. Foi Superintendente do Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo- SBCPrev entre ago.2015 e fev.2016. Economista licenciado do DIEESE.

Artigo publicado no jornal ABCDMAIOR, em 13/12/216
http://www.abcdmaior.com.br/materias/blogs/celso-daniel-quinze-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário