Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

DEFESA E EMPREENDEDORISMO PÚBLICO


Jefferson J. da Conceição
A Prefeitura de São Bernardo do Campo (SBC) acaba de inaugurar Posto de pré-atendimento à Catalogação de Produtos de Defesa. Empresas interessadas em fornecer às Forças Armadas obterão diretrizes para se catalogarem junto ao Ministério da Defesa. Esta ação se encadeia com uma sequência de outras para fortalecer a indústria regional por meio da diversificação de mercados, aproveitando a ampliação da indústria de Defesa no país.
O empreendedorismo da gestão municipal liderada pelo Prefeito Luiz Marinho vai muito além do Gripen. Iniciou-se pelas viagens à Suécia (incluindo o convite do Rei para dialogar) e à França, para conhecer os concorrentes à licitação dos caças supersônicos. Seguiram-se os workshops e questionários com os três concorrentes internacionais (Saab, Dassault e Boeing) junto a empresários da região; a costura de compromissos para contemplar a Região nas contrapartidas da licitação federal e; a instalação em SBC do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). O anúncio da fábrica SBTA em SBC coroou as articulações feitas pelo Prefeito e impulsionou novas ações. Em relação ao Gripen, trabalhamos com a perspectiva de incrementar a nacionalização, fomentar parcerias tecnológicas e formar mão de obra especializada.
Inúmeras ações da Prefeitura deram visibilidade ao ABCD nesta área: Seminário “AS OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA DE DEFESA PARA O BRASIL E O GRANDE ABC” (out/2011); lançamento do livro “SBC, Grande ABC: Nova Fronteira da Indústria de Defesa; Palestra do Ministério da Defesa, sobre Catalogação em Defesa (2012); lançamento do site www.industriadefesaabc.com.br (2013); criação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa do Grande ABC (mar/2013), com empresários, sindicatos, universidades e Prefeitura; Conferências das Forças Armadas em SBC para apresentar suas demandas de produtos e serviços às empresas (Marinha, dez/2012; Exército, jul/2013; Aeronáutica, jul/2014); visita do Prefeito à ESG e realização de cursos por membros do APL; inauguração da Escola Móvel do SENAI Defesa em SBC; Missão à Suécia, coordenada pela Prefeitura, com empresários, reitores e sindicalistas (set/2014), para conhecer o modelo da tríplice hélice (gestão pública, universidades e empresas).
Estão em andamento: rodada de relacionamentos entre empresas suecas e brasileiras na LAAD (Feira Internacional de Defesa), no RJ, em abril; assinatura de Memorando entre a ABIMDE e a SOFF (sueca), com o compromisso de beneficiar as cidades de SBC e São José dos Campos (SJC) nas ações comuns; Carta de Proposições da Cadeia Produtiva de Defesa e Aeroespacial Brasileira para os regimes tributários RETID e RETAERO, organizado pelas duas Prefeituras, ABIMDE, ABDI, FIESP/COMDEFESA e AIAB; assinatura de Termo de Cooperação com a ABDI, para o mapeamento das cadeias produtivas de defesa, aeroespacial e automotiva nas duas cidades; instalação de Agência de Catalogação Complementar (AgCatC) pelo Ministério da Defesa em SBC. Com a FEI, organiza-se MBA em Gestão de Defesa. Estuda-se com as Forças Armadas a instalação de Centro de Simulação em SBC. Discute-se com o Exército a realização na Região dos projetos “Soldado Cidadão” e “Reserva Ativa”, que tratam de empregabilidade de recrutas e militares aposentados.
Diante desse acúmulo, não há como questionar o alcance público dessas ações.
Jefferson J. da Conceição é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de SBC
Artigo publicado no ABCD Maior em 19 de março de 2015
jefferson.jose@saobernardo.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário