Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O “ANEL DO CONHECIMENTO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO”




Jefferson José da Conceição e Ademir Gasparetto
A inauguração em breve da unidade do SENAC em São Bernardo do Campo (SBC) – cujas obras estão em sua fase final - não será resultado exclusivo de uma decisão desta instituição a partir do seu planejamento de expansão. Ela também é fruto de um diálogo da Prefeitura [de São Bernardo do Campo], liderada pelo Prefeito Luiz Marinho, com a Direção do SENAC. Assim, cumprindo o trâmite legal, a Prefeitura concedeu terreno para a instalação da unidade. A iniciativa se insere na estratégia que, desde 2009, o Prefeito vem conduzindo, que é a de aprofundar e ampliar o que denominamos de “anel do conhecimento de SBC”. O anel consiste na existência de um grande número de instituições de formação profissional e de P&D circundando a cidade, e, com isso, incrementar a competitividade da mão de obra e estimular um arco de relacionamentos entre as instituições, as cadeias produtivas e a gestão pública.
O município já contava em seu território com o SENAI (2 unidades), a ETEC, a FATEC e a Faculdade de Direito de SBC. A partir da decisão do Presidente Lula, a cidade passou a abrigar também um campus da UFABC. Há ainda unidades de excelência de ensino superior privado como a FEI, a Faculdade de Tecnologia Termomecânica, a Universidade Metodista (3 campus), a Fasb, a Anhanguera, a Fapan e a FIA. A elas se juntarão os dois novos cursos de medicina, que já receberam aval do MEC para a sua realização, sendo que um deles é o da Faculdade das Américas. Registre-se ainda que, a partir das articulações promovidas pelo Prefeito em torno da aeronave supersônica Gripen, o município passou a ser a sede, desde 2011, do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). Alinhadas com esta estratégia, tivemos a recente decisão do Prefeito de conceder terreno ao SEBRAE para a instalação de sua sede regional (já aprovado pela Câmara) e o diálogo da Prefeitura com outras instituições ainda não presentes na cidade para a sua implantação no município. Igualmente relevante para o “anel do conhecimento de SBC” é a instalação – também prestes a inaugurar – do Complexo Laboratorial da CETESB.
Em visita do Gerente do SENAC, Sr. Jurandir Santos, à nossa Secretaria, tivemos a oportunidade de obter um detalhamento mais preciso dos planos para a unidade, que ocupará um terreno de 3,5 mil m² e área construída de 8,7 mil m². Ela será a maior unidade operacional do SENAC no Estado. Para este investimento também foi fundamental a determinação do Diretor Estadual da entidade, Sr. Assis Salgado. A unidade contará com modernas instalações, ampla acessibilidade, e ambientes especializados (biblioteca, auditório, cozinha pedagógica, salão de beleza, sala de moda, estúdio de Radio e TV, fotografia entre outros). O SENAC prevê, no total dos turnos, a formação simultânea de mais de 4.000 alunos em seus vários cursos (gastronomia, moda, turismo, radialismo, vídeo e TV, fotografia, TI, design, enfermagem, RH). Metade desta oferta será gratuita para as pessoas de menor renda.
Durante a visita, podemos explanar sobre o atual desenvolvimento do Município, que irá impactar positivamente no planejamento da grade dos cursos. Seja bem vindo SENAC e parabéns a São Bernardo por mais essa conquista!
Jefferson José da Conceição é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) de São Bernardo do Campo
jefferson.jose@saobernardo.sp.gov.br
Ademir Gasparetto é Diretor da SDET
ademir.gasparetto@saobernardo.sp.gov.br
Publicado no ABCDMaior, em 12/2/2015.

#pesquisaedesenvolvimento#p&d#politicadeinovaçãotecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário