Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A requalificação da prainha de São Bernardo


20/02/2014 - ARTIGO
 
Por: Jefferson Conceição*

 

Obra é de alto valor para a estima de São Bernardo.
São Bernardo vive ótimo momento. São diversas as obras públicas já executadas ou em processo de execução, lideradas pelo prefeito Luiz Marinho. Destaque para o Hospital de Clínicas Municipal, inaugurado pela presidente Dilma e pelo prefeito; as obras do “Drenar” (R$ 600 milhões; maior contrato entre a União e um município), que visam eliminar as enchentes; as obras de mobilidade, em especial as 13 linhas com 71 km de corredores de ônibus; a entrega de mais de 3.500 unidades habitacionais desde 2009, e outras 1.950 em construção; os CEUs (Centros Educacionais Unificados) já entregues ou em construção; o Museu do Trabalho e do Trabalhador. Registre-se também o lançamento, pelo governo do Estado, do edital da linha 18 bronze do metrô. Investimentos privados também são expressivos. A recente decisão do Brasil pela compra do caça Gripen beneficiou a cidade, com a instalação de parte da produção aqui. Tanto em relação à conquista do metrô quanto à produção de estruturas do Gripen, o prefeito teve papel importante.
A requalificação da Prainha do Riacho Grande é uma das muitas obras. Os investimentos são menores, mas a obra é de alto valor para a estima de São Bernardo. Trata-se de área de potencial turístico, mas, infelizmente, estava bastante degradada. O lugar não recebia investimentos desde 1970! Suas marcas eram a falta de saneamento básico; baixo policiamento; ocupação irregular da orla por automóveis; cultura da informalidade de comerciantes, ambulantes e usuários; trailers e equipamentos degradados; manipulação inadequada de alimentos; descarte irregular de resíduos; ausência de sinalização turística e de iluminação; presença de usuários de droga; acidentes com embarcações. Tudo isto levou a um afastamento dos turistas e das famílias.
O projeto de requalificação, assinado em 2010 pela Prefeitura em parceria com o Ministério do Turismo, previu investimentos de R$ 7,3 milhões. O projeto foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo e contou com a ação de diversas secretarias. Está prestes a ser entregue. Consiste da instalação de iluminação led; decks de contemplação; calçadão; rampa de acesso à orla; acessibilidade; nova praça; instalação de banheiros públicos e vestiários; playground; bancos e academia ao ar livre; novo viário.
Foi amplo o diálogo da Prefeitura com moradores, comerciantes, ambulantes, frequentadores. Havia no início total descrédito da população. O projeto envolveu também difíceis negociações com a Emae, Cetesb, Sabesp, entre outros órgãos. Trata-se de APP (Área de Proteção permanente), às margens de uma represa.
Aos ambulantes, a Prefeitura criou as condições de legalização; forneceu cursos de higiene e manipulação de alimentos; viabilizou crédito por meio do Banco do Povo para a compra de quiosques novos. A Prefeitura também está prestes a assinar convênio com a Marinha do Brasil, com vistas a estabelecer e executar Plano de Gestão Costeira do uso de embarcações.
*Jefferson Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário