Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Móveis mais baratos para os servidores


2 ABCDMAIOR | 14 e 15 de maio de 2013

 
Jefferson José da Conceição e José Augusto Pereira

O acordo para viabilizar a venda de móveis com desconto aos funcionários públicos na ativa e aos funcionários aposentados de São Bernardo, recentemente assinado entre a Prefeitura, os lojistas de móveis da cidade e o Sindserv SBC (Sindicato dos Servidores) pode servir como modelo a ser reproduzido em outros setores que representam peso expressivo no consumo das famílias e que têm peso elevado na estrutura industrial da Região.

 
Pelo acordo, os lojistas que aderiram e os que venham a aderir ao protocolo de intenções comprometem-se a oferecer aos servidores públicos, pelo prazo de sessenta dias, descontos de no mínimo 20% sobre o preço à vista de qualquer móvel a venda no interior das lojas, ou 10% sobre o preço a prazo.
 

São vários os objetivos do acordo. Um deles é aumentar os níveis de produção, emprego e renda, seguindo as diretrizes que orientam o APL (Arranjo Produtivo Local) deste segmento, coordenado pela Prefeitura. Esta medida contribui para dar sequencia ao processo de elaboração e execução de políticas públicas e privadas de fomento à cadeia moveleira. O APL é formado pela gestão pública, as indústrias, os lojistas, os trabalhadores, o Sebrae, o Senai, as universidades e as instituições representativas desta cadeia produtiva.


A aproximação e a cooperação resultaram no sucesso das quatro feiras de móveis ocorridas na rua Jurubatuba desde 2011. Mais ainda, estão entre os itens em discussão no APL: a oferta de mobílias a preços acessíveis para os conjuntos habitacionais; a constituição de um centro de design no futuro Parque Tecnológico; o melhor aproveitamento do laboratório de teste de móveis existente na região; a elaboração de novos cursos do Senai e do Sebrae; o acesso ao crédito; e a participação nos debates relativos à carga tributária representada pelo IPI e ICMS .

 
Até o momento, mais de duas dezenas de empresas já aderiram ao acordo de redução dos preços para os servidores. Todas elas situadas na área do entorno da Rua Jurubatuba. Entretanto, interessa ao APL Moveleiro contar também com a adesão das lojas da rua Marechal Deodoro, do Rudge Ramos, do Taboão, do Riacho Grande, entre outros bairros e áreas da cidade. Além de fomentar a atividade destas lojas, isto ajudará a abrir o leque de opções de preços e produtos para os servidores.

 
O acordo também se insere na política de valorização dos servidores públicos que o prefeito Luiz Marinho vem imprimindo em sua gestão. Neste sentido, cabe igualmente registrar outras ações implementadas e em andamento como a realização de cursos de capacitação pessoal e profissional, a melhoria na estrutura e no ambiente de trabalho, além do reajuste e aumento real dos salários.

 

*José Augusto Pereira é secretário de Administração e Modernização Administrativa de São Bernardo.

**Jefferson José da Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário