Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo


31/01/2013 - INVESTIMENTO
 
 
 
Por: Jefferson José da Conceição e Marco Aurélio Cezarino Braga*
 
 
Lançamento do projeto é momento histórico para o ABCD
No dia 19 de dezembro de 2012 fundou-se  a Associação Parque Tecnológico de São Bernardo. É um momento histórico para o ABCD. A industrialização significou para a Região a atração de investimentos, empresas, produção e emprego, bem como de gestores públicos de expressão, de conceituadas instituições de ensino e pesquisa e de representativos sindicatos de trabalhadores. Porém, raramente esses atores trabalharam em projetos coordenados de desenvolvimento tecnológico. É nesse sentido que se insere a criação do parque tecnológico, com a função de articular, coordenar e catalisar atividades inovativas na Região.
O momento é igualmente histórico porque, com o início de suas atividades, o Parque Tecnológico passa a se constituir em fator positivo de competitividade nas decisões de investimentos das empresas e impulsiona novos empreendimentos e aportes em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I).
Sob a orientação do prefeito Luiz Marinho, ao longo de quase dois anos de trabalhos foram visitados alguns dos mais importantes parques tecnológicos existentes (Advanced Manufacturing Research Centres – Rolls Royce/Reino Unido, BHtec, Parque Tecnológico de São José dos Campos, Parque Tecnológico do Rio de Janeiro, Porto Digital, entre outros), objetivando reunir conhecimento acerca dos diferentes modelos de organização. Estas experiências, adequadas à realidade do ABCD, serviram de inspiração para a iniciativa do município – sendo pioneira na incorporação dos trabalhadores no conselho de administração da entidade.
A Associação Civil de fins não econômicos tem por objetivo a promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica e o suporte a atividades empresariais intensivas em conhecimento, especificamente nos setores de defesa, petróleo e gás, design e automotivo.
Com a assessoria da FGV Projetos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, articulou a inserção de importantes atores do município e Região na iniciativa. Além da Prefeitura, participaram da Assembleia de fundação da Associação o Cesp São Bernardo; o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB); o Senai Almirante Tamandaré; a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; a Fatec-SBC; a FEI; o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; o Sindicato dos Químicos do ABC; o SIintracom; a UFABC; e a Umesp. Além disso, três outros atores já solicitaram sua filiação: a Acisbec, a Agência de Desenvolvimento Econômico e o APL de Ferramentaria.
O modelo de governança da Associação conta com cinco órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Conselho Técnico-Científico e Diretoria Executiva, com alto grau de coordenação e comunicação interna. A Assembleia de fundação aprovou o estatuto e elegeu os membros de seus órgãos. 
Este momento marca o início de um período fértil e muito dinâmico para a inovação tecnológica na Região. Em breve, nossas atenções e esforços estarão voltados à consolidação da localização definitiva do Parque, bem como a elaboração e execução dos projetos básico e executivo da obra. Assim, com o início de suas atividades e focos bem definidos, o primeiro Parque Tecnológico do ABCD coloca definitivamente o município e a região no mapa nacional e internacional da inovação tecnológica.
 
* Jefferson José da Conceição
é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo
 
* Marco Aurélio Cezarino Braga
é advogado e Consultor da FGV Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário