Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2009

O ABC DA CRISE

“O abc da crise”: especialistas analisam a crise global

4/mai/2009
Livro inclui artigos de Maria da Conceição Tavares, Paul Singer, Márcio Pochmann, Paul Krugman, Guido Mantega, Luiz Gonzaga Beluzzo, Chico de Oliveira, Cézar Manoel de Medeiros, Carlos Eduardo Carvalho, Sérgio Sister e Ricardo Berzoini.
 
O livro “O abc da crise”, organizado pelo jornalista Sérgio Sister, estará disponível para venda a partir da próxima semana. A obra, lançamento da Editora Fundação Perseu Abramo, poderá ser adquirida online, na loja virtual da EFPA, já nos próximos dias. Na sequência, a partir do dia 25/5, o livro chega às principais livrarias do país.
Segundo Nilmário Miranda, presidente da FPA, o livro resultou de entendimento com os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), como uma forma de “contribuir com o debate amplo e qualificado, voltado à preparação dos militantes dos partidos de esquerda, da CUT e outras centrais sindicais, dos movimentos sociais e da juventude engajada. Uma contribuição para o entendimento do que ocorreu, em direção às possíveis alternativas".

Os artigos e seus respectivos autores são: “O abc da crise, por Jefferson José da Conceição; “A crise do dinheiro solto', por Sérgio Sister; “Entupiu o sistema circulatório do capitalismo”, por Maria da Conceição Tavares; “O mistério do inter-relacionamento entre finanças e a economia da produção e produção”, por Paul Singer; “O dia depois de anteontem”, por Ricardo Berzoini; “O papel do setor público na crise”, por Cézar Manoel de Medeiros; “Revolução no embate de ideias e projeto de sociedade”, por Marcio Pochmann, e “A intervenção estatal na crise e a crise do neoliberalismo”, por Carlos Eduardo Carvalho.
Paul Krugman responde pelos artigos “Uma catástrofe anunciada”, “Roleta-russa financeira”, “A depressão econômica está de volta”, e “Para não esquecer”. E Luiz Gonzaga Belluzzo assina os artigos “O problema está aqui”, “Sobre a natureza da economia de mercado”, “O insaciável Moloch”, e “Não se pode brincar com o sistema”.
Também integram o livro as entrevistas com o sociólogo Chico de Oliveira (“Criar cinco Embraer por ano”), e com o ministro Guido Mantega (“Excesso de desequilíbrios”).


SISTER, Sérgio (org.). O abc da crise. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2009. ISBN 978-85-7643-067-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário