Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2015

A SÃO BERNARDO DO CAMPO TURISTICA

Jefferson José da Conceição

No período de 2009 a 2015, a Prefeitura de São Bernardo, sob o comando do Prefeito Luiz Marinho, e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, buscou intensificar suas ações para que, formalmente, o município venha a ser reconhecido, em uma primeira fase, como “Município de Interesse Turístico”, e, em uma segundo momento, como “Estancia Turística”. Estes títulos são concedidos pelo Governo do Estado de São Paulo. O Governo Federal já reconheceu o município como um dos “destinos turísticos do Brasil”. Falta agora o Governo do Estado também valorizar a dimensão turística de nossa cidade.

Desde logo, destaque-se o entrelaçamento de São Bernardo com a história colonial, a imigração estrangeira no final do século XIX para o trabalho nas lavouras de café, o processo de industrialização no século XX (que teve como palco a Região do ABCD), as lutas democráticas do final da década de 1970 e o município como berço do novo sindicalismo. Combinado com os atrativos da Serra do Mar e da Represa Billings, a Rota Gastronômica, a Cidade da Criança e a atual construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador, este rico conjunto de motivos permite todas as condições para que a cidade almeje os títulos mencionados. Mais: na atual gestão municipal, a Prefeitura, em parceria com o Ministério do Turismo, revitalizou oParque Estoril e a Prainha do Riacho Grande (que não recebia investimentos desde a década de 1970). A parceria também viabilizou a instalação de 452 novas placas de sinalização turística.

Nossa Administração tem buscado liderar o trade turístico do município para que cumpra todos os requisitos exigidos pelo Estado. Esta articulação da cadeia produtiva do turismo acontece por meio do Arranjo Produtivo (APL) do Turismo de São Bernardo, que funciona como Conselho Municipal de Turismo de SBC. A Prefeitura atualizou também o Inventário de Oferta Turística e constituiu dois Centros de Informações Turísticas (na Cidade da Criança e na Rodoviária). A versão preliminar do Plano Diretor de Turismo já está pronta.

Outro requisito exigido é a existência de uma boa rede hoteleira. Aqui também tem sido importante o empenho da Prefeitura, nesta gestão, em buscar atrair novos hotéis, bem como ampliar os já existentes. São Bernardo conta em 2015 com oito hotéis turísticos: Palmleaf Grand Premium, Palmleaf Residence, Pampas, Twin Towers Flat, Astron Saint Moritz, Hetrópolis e Smart Inn. Ao todo são 635 quartos disponíveis na cidade. Com a política de atração e modernização, já em 2016 este total de quartos mais do que dobrará, passando para 1311. Isto porque a cidade ganhará novos empreendimentos hoteleiros: Adagio City Aparthotel (112 quartos), Hotel Ibis (200), Hotel Ibis Budget (160) e Comfort Hotel (204).

Além de apresentar a cidade aos empreendedores e avaliar com celeridade todos os projetos apresentados, a Prefeitura teve papel de destaque, por exemplo, na apresentação ao APL de Turismo (composto também pelos hotéis) a respeito das linhas de financiamento específicas para a modernização da infraestrutura hoteleira .

Um balanço completo das ações da Prefeitura de São Bernardo na área do turismo, entre 2009 e 2015, pode ser obtido em http://www.turismosaobernardo.com.br/

Jefferson José da Conceição é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo. Prof. Dr. de Economia da USCS. jefferson.jose@saobernardo.sp.gov.br

#turismoemsãobernardodocampo#turismosaobernardo#politicasparaoturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário