Pesquisar este blog

sábado, 13 de junho de 2015

1000 VISITANTES NO PROGRAMA DE TURISMO INDUSTRIAL

Jefferson José da Conceição
Fernando Bonisio

O Turismo Industrial de São Bernardo do Campo (SBC) consolida-se, gradativamente, como um das mais fortes identidades turísticas do município. Somos conhecidos pela pujança de nossas fábricas, indústrias, sindicatos, lutas históricas pela democracia no chão de fábrica e no País. A graxa, o macacão, as chaminés e o apito da fábrica são hoje indissociáveis das palavras São Bernardo e Região do ABC.

A partir das diretrizes definidas pelo Prefeito Luiz Marinho, a Prefeitura de SBC, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) de SBC, lançou em 2013 o Programa “Turismo Industrial”. O Programa conta atualmente com oito empresas parceiras: Volkswagen, Scania, Mercedes-Benz, Wheaton Vidros, Zurich Termoplásticos, Basf, Friozem Logistica e Formag's Gráfica e Editora. Elas oferecem regularmente visitas monitoradas aos interessados, previamente cadastrados pela SDET. Em março, o programa alcançou o total de mil participantes. Entre os visitantes, tivemos grupos de turistas de todos os perfis: estudantes de vários estados brasileiros e também de outros países; grupos formados exclusivamente por mulheres; melhor idade; empresários; munícipes.

O Programa agora conta com souvenirs fabricados pela Tecoste Confecções, que é um grupo de costureiras da Economia Solidária apoiado pelo programa de geração de trabalho e renda da SDET e que integra o Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e Confecções do Grande ABC. O material utilizado na produção dos referidos produtos são resíduos de bancos e uniformes de colaboradores, que são doados pela Fundação Volkswagen. O que antes era lixo, agora se torna mochilas, bolsas, capas para notebook, etc para os participantes do Turismo Industrial.

SBC receberá em junho, no Turismo Industrial, grupo formado por 30 estudantes da Universidade Federal de Goiás e da PUC de Goiânia, bem como de universidades da capital paulista. A expectativa é que o programa atinja a marca de dois mil visitantes ainda em 2015. Aproveitando o grande interesse dos acadêmicos, a Prefeitura está construindo junto a importantes Universidades da região, como a UFABC, a FEI e a Anhanguera, um projeto de parceria que busca propiciar visitas regulares de estudantes às empresas do programa, assim como o inverso: de profissionais das empresas visitarem as universidades, visando conhecer as linhas de pesquisa, laboratórios e outras oportunidades de parcerias.

A SDET, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais, estrutura com os Municípios de São João da Madeira e Marinha Grande, ambos situados em Portugal, parceria de cooperação técnica voltada ao fomento do Turismo Industrial. Estes municípios são referências desta atividade no continente europeu.

Com base no sucesso do Programa realizado em SBC, temos buscado ainda, por meio do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, levar o Programa também para o nível regional.

Os interessados podem procurar podem entregar em contato conosco em (11) 4348-1053 ou fernando.bonisio@saobernardo.sp.gov.br

Jefferson José da Conceição é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de SBC. Prof. Dr. da USCS. jefferson.jose@saobernardo.sp.gov.br

Fernando Bonísio coordena o Departamento de Turismo da Secretaria. Fernando.bonisio@saobernardo.sp.gov.br

*Artigo publicado no site do ABCDMaior, em 13/6/2015

#turismoindustrial#turismosãobernardodocampo

Nenhum comentário:

Postar um comentário