Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

SBCSOL: UM CASO DE SUCESSO

Jefferson José da Conceição

No próximo dia 15, à tarde, no Campus Planalto da Universidade Metodista (Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, São Bernardo- SBC), durante o seminário “Avanços e Perspectivas da Política Pública de Economia Solidária no Município de São Bernardo do Campo”, estaremos discutindo um caso de sucesso, que tem sido a experiência da Incubadora de Empreendimentos Solidários de SBC, a SBCSol. Este artigo reflete sobre a SBCSol e é um convite para que todos participem do seminário.
Desde 2009, quando assumiu a gestão o atual Prefeito Luiz Marinho, o Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, tem trabalhado uma Política Municipal de Economia Solidária, que visa estimular e apoiar a constituição e o desenvolvimento de empreendimentos solidários. A aprovação da Lei Municipal da Economia Solidária, a constituição do “Espaço Solidário”, a organização de feiras da Economia Solidária e o apoio à centrais de reciclagem com base em cooperativas de catadores são exemplos claros destas políticas ativas da Prefeitura. Não foi por acaso que a cidade foi escolhida para realizar, em 2014, a Conferência Estadual da Economia Solidária, que estabeleceu propostas levadas a Conferencia Nacional, em Brasília.

Neste campo da Economia Solidária, destaque para a parceria entre a Prefeitura de SBC, a Universidade Metodista, o Instituto Metodista Granbery e a FINEP (vinculada ao Governo Federal), que resultou na SBCSol. Constituída em 2012, a SBCSol é importante instrumento para implantação da política pública de fomento à Economia Solidária. Ela propicia cursos e assessoramentos à gestão e organização dos empreendimentos. Esta experiência representou o aporte de R$ 1,8 milhão da FINEP, R$ 300 mil da Prefeitura e recursos econômicos e humanos da Universidade. A intenção do seminário é divulgar os resultados alcançados e encontrar caminhos para que ela tenha continuidade, incluindo sua extensão e aprofundamento.

A incubadora tem trabalhado com cerca de 20 grupos incubados nas mais diferentes áreas: metalurgia, artesanato, alimentação, palhaçaria, têxtil, hortas urbanas, reciclagem. Aproximadamente 180 pessoas estão envolvidas com estas atividades.

São muitos os resultados já alcançados. O maior deles é a constituição de uma metodologia de incubação de empreendimentos solidários. Não é tarefa simples e tampouco reproduz igualmente o método de incubação de empreendimentos do tipo tecnológico, start ups etc. Aspectos como associativismo, vulnerabilidade social e gênero têm um peso bastante grande no caso de uma incubadora solidária. É preciso ter metodologia específica. Neste sentido, a experiência da SBCSol é inédita no Brasil.

Nos anos de 2012, 2013 e 2014, a SBCSol realizou, respectivamente, os seminários “Perspectivas e Oportunidades da Economia Solidária e o Papel das Incubadoras”, “Mediações pedagógicas e metodologias participativas aplicadas ao processo de incubação dos empreendimentos solidários” e “Economia Solidária: Processos Metodológicos de Incubação”. Também lançou, em 2014, o livro “A Política Pública e o Papel da Universidade – Reflexões da Incubadora de Empreendimentos Solidários de SBC – a SBCSOL”. No seminário do dia 15, será lançado um segundo livro “Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em SBC”, que retrata as experiências com os grupos incubados sob a luz da metodologia aplicada.

Jefferson José da Conceição é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de
São Bernardo do Campo. Prof. Dr. da USCS. jefferson.jose@saobernardo.sp.gov.br

*Artigo publicado no ABCDMaior, em 7/5/2015.

Para maiores informações sobre o Seminário, ligar para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de SBC e falar com Regina ou Maria. Fone: (11) 4348-1053.

Nenhum comentário:

Postar um comentário