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quinta-feira, 14 de maio de 2015

RESPONSABILIDADE SOCIAL E CAMPANHA CONTRA A VENDA DE BEBIDAS ALCOOLICAS AOS JOVENS: O EXEMPLO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO


Jefferson José da Conceição

Responsabilidade Social (RS) tem sido o termo utilizado para expressar o conjunto de ações realizadas pelas empresas cujo objetivo principal não reside nos interesses privados imediatos da corporação (maiores lucros, valorização do capital, distribuição de dividendos), mas sim nos aspectos de atenção da sociedade em geral, como educação, saúde, moradia, meio ambiente, transporte etc. Por meio de programas de RS, as empresas buscam alcançar benefícios tanto para a comunidade quanto para os seus trabalhadores e para a imagem da própria empresa. A RS cresceu bastante no mundo corporativo após a década de 1970 e hoje é um importante fator nas políticas de desenvolvimento das empresas e comunidades. É essencial que Governos e Comunidade saibam dialogar com as companhias e explorar os benefícios gerados pela RS.

Exemplo claro de uma parceria positiva desta natureza é a que acontece neste momento em São Bernardo do Campo (SBC). Liderada pelo Prefeito Luiz Marinho, a Prefeitura, por meio de 11 Secretarias Municipais, está apoiando fortemente o projeto “Cidade Responsável”, realizado pela CervBrasil (a Associação Brasileira da Indústria de Cervejas, que hoje reúne Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil). O Programa objetiva orientar a população sobre a importância da proibição do consumo de álcool por menores de 18 anos. Esta proibição já é lei no País (Lei nº 13106/2015, de autoria do Senador Humberto Costa, PT de Pernambuco - lei esta que alterou o artigo 203 do Estatuto da Criança e do Adolescente e que foi aprovada sem vetos pela presidenta Dilma, criminalizando a venda e distribuição de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos).

O “Cidade Responsável” parte do entendimento de que a lei (que está em vigor desde 18/3/2015) foi um grande avanço, mas não é suficiente: é fundamental dialogar, conscientizar, educar e envolver Gestão Pública, iniciativa privada e população no cumprimento da lei. Mais ainda: entende que prevenir é o melhor caminho, o que significa intensificar as informações aos jovens sobre os efeitos negativos do consumo de álcool, bem como preparar os pais, as instituições de ensino e a sociedade em geral sobre como lidar com este tema. Estima-se que para cada dólar investido em prevenção, há uma economia de até 10 dólares no tratamento.

SBC é a primeira cidade de grande porte a adotar o Programa Cidade Responsável. Ele vem sendo realizado na cidade ao longo deste ano de 2015 e está estruturado em seis eixos: educação, saúde, comunidade, compra e consumo, parcerias e comunicação. Entre as ações em curso estão realização de campanhas, distribuição de materiais educativos em pontos de comercialização de bebidas, capacitação de professores, agentes de saúde, garçons, proprietários de estabelecimentos comerciais, entre outras.

No último dia 7 de maio, mais um importante passo foi dado: Prefeitura, CervBrasil e associações locais representantes de restaurantes, bares, padarias, supermercados, hotéis e outras organizações assinaram ato de apoio à referida lei federal. Neste sentido, parabenizo aqui as entidades CDL, Sehal, Regran, Assorth, Sipan-ABC, Aipan-ABC e FBHA pela assinatura e pelo seu compromisso com o sucesso do Projeto Cidade Responsável em SBC.

Jefferson José da Conceição é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de SBC

*Artigo publicado no ABCDMaior em 14/5/2015.

#responsabilidadesocial#consumoresponsavel

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