Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Inovação da Região é modelo para o Brasil

 ABCDMAIOR | 7 e 8 de novembro de 2013

Jefferson José da Conceição

Em 31 de outubro, o APL (Arranjo Produtivo Local) de Ferramentaria do ABCD e a Agência de Desenvolvimento Econômico assinaram Protocolo de Intenções, com vistas à criação do Nais (Núcleo Avançado de Inovação Setorial) em Ferramentaria. Concretiza-se assim um ano e meio de discussões realizadas no âmbito do APL.

O Nais será integrado por um Birô de Engenharia, localizado no IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), e por um Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na UFABC. A coordenação do Nais será feita pela Agência de Desenvolvimento.

O Nais é um centro de inovação e prestação de serviços em modelagem 3D, simulação, projetos, design e prototipagem, para atender as empresas de ferramentaria do ABCD e de outras regiões do Brasil. Pretende aumentar a qualidade, diminuir prazos e custos de simulação e projetos da ferramentaria brasileira, na difícil competição com os moldes e ferramentais importados.  Os serviços poderão ser prestados às empresas de todo o Brasil, mas as empresas da Região que participarem
do APL e aderirem ao protocolo serão beneficiadas com assessoria e preços diferenciados.

O IMT e a UFABC assinarão em dezembro convênio de cooperação com a finalidade de se integrar ao Nais. O convênio é uma ação inovadora entre uma universidade pública e outra privada, para apoio ao setor industrial. Parte das demandas de simulações das empresas será encaminhada à universidade, que prestará serviços tecnológicos. Por sua vez, com base nos desafios surgidos nessa prestação, ocorrerá a pesquisa aplicada. O IMT e a UFABC se apoiarão reciprocamente nas duas atividades, embora a prestação direta de serviços se concentre no IMT e o desenvolvimento de pesquisa aplicada, na UFABC. Parabenizo ambas as instituições - por intermédio dos professores Klaus Capelle, da UFABC, e Fábio Bordin e José Carlos de Souza, do IMT, pela parceria institucional inserida no contexto do desenvolvimento regional.

O Nais é exemplo de cooperação entre governos, APL, empresas, sindicatos de trabalhadores e universidades, em defesa de um segmento que faz parte do “DNA” do ABCD e do Brasil. Por isto, o Nais merece atenção, com vista a ser replicado em outros segmentos.

O APL de Ferramentaria tem alcançado importantes resultados e já é uma referência para os outros dez APLs por nós coordenados. Graças às suas articulações e ao diálogo positivo com o governo federal, conforme orientação da presidente Dilma, o item “Moldes e Ferramentais” foi incluído no rol de segmentos beneficiados pelo novo regime automotivo Inovar-Auto. Com isto, estima-se que a demanda por esses produtos pode até triplicar, exigindo investimentos para atendê-la em volume e qualidade.

Este APL foi estruturado a partir do empenho do prefeito Luiz Marinho; dos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e de Santo André e Mauá, conduzidos, respectivamente, por Rafael Marques e Cícero Martinha; e de lideranças empresariais do setor como Paulo S. Braga, Carlos Manoel Carvalho, Graça Viana e Maurício Tomazetti.

*Jefferson José da Conceição é secretário  de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário