Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Empresários, participem do “turismo industrial”!


 Jefferson José da Conceição 

Este artigo é um convite para que as empresas industriais participem do programa de  turismo Industrial. Organizado pela Prefeitura de São Bernardo. O programa deu seu primeiro passo no dia 26, com a visita de um grupo de convidados à Wheaton, que produz embalagens de vidro. Estão programadas visitações à Karman-Guia e Rolls Royce. Estamos em diálogo também com outras empresas, entre elas uma montadora de veículos.

O ABCD é identificado, no Brasil, como a região da indústria, do trabalho e do sindicalismo. Somos o maior parque industrial da América Latina. São Bernardo, coração deste parque, abrange hoje 1600 estabelecimentos industriais e mais de 100 mil empregos industriais. Esta identidade começou com as fábricas têxteis, de móveis  e de porcelanas do início do século 20. Passou também pelos investimentos nas montadoras de veículos, autopeças, máquinas, eletroeletrônicas, químicas, cosméticos e alimentação.

Esta marca não pode ser desperdiçada pela cadeia do turismo e nem pelas indústrias. Há muito interesse das pessoas em conhecer uma linha de montagem e a história dos

empreendedores e dos sindicatos. Temos sítios históricos, monumentos, gastronomia e hábitos ligados à industrialização. Além de visitar uma fábrica, o turista terá interesse em conhecer as sedes dos nossos principais sindicatos, o estádio 1º de Maio, a Igreja Matriz. E, daqui a pouco, buscará também visitar o Museu do Trabalho e do Trabalhador, cujas obras estão em andamento – uma firme determinação do prefeito Luiz Marinho.

O turista, atraído pelo turismo industrial, será convidado também a conhecer a relação de nossa região com o Brasil-Colonial e com a imigração de estrangeiros para o trabalho nas lavouras de café. Poderemos organizar visitas ao Pavilhão Vera Cruz (relacionado com a história do cinema e de industriais como Ciccilo Matarazzo), bem como a outras atrações como a Cidade da Criança; o Parque da Juventude; a Chácara Silvestre; a Rota  do Frango com Polenta; a Rua Jurubatuba (Rua dos Móveis). Isto, sem deixar de olhar para a Mata Atlântica e a represa Billings, com seus atrativos como Parque Estoril e a Prainha, em processo de obras para a sua revitalização.

Sob o ponto de vista da empresa, participar do turismo industrial pode ser bem interessante, pois isto ajudará a divulgar sua marca, intensificar seu diálogo com a comunidade e promover a responsabilidade social.

Para a formatação do Turismo industrial, todas as diretrizes da visitação serão prerrogativas da empresa, considerando nossa preocupação com a confidencialidade e a concorrência. Por isto, a empresa interessada  estruturará com nossa Secretaria as regras de sua participação. Se você, empresário, tiver interesse em fazer com que a sua indústria participe do Programa de Turismo industrial, procure-nos. Fale com Fernando, pelo fone 4348-1000, r.2222, ou pelo email turismo.sdet@saobernardo.sp.gov.br

 

*Jefferson José da Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo; Fernando Bonísio é coordenador do APL de Turismo de São Bernardo.
 
#turismoindustrial#turismodefabrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário