No artigo anterior,
expusemos o potencial turístico de São Bernardo, que há anos permanecia
inexplorado. Neste, apresentamos a atual política para o turismo conduzida pelo
governo Luiz Marinho juntamente com a cadeia produtiva do turismo da cidade.
O ponto de partida desta
política foram os diagnósticos sobre a situação do turismo na cidade,
elaborados pela FGV e pela Abracef. Eles nos possibilitaram identificar os problemas
e elaborar projetos que resultaram em convênios com o Ministério do Turismo,
que totalizam mais de R$ 15 milhões. Entre estes, estão a revitalização da
Prainha no Riacho Grande e a requalificação do Parque Estoril. Destaque também
para a implantação de cerca de 450 placas de sinalização turística na cidade. A
Prainha e o Parque Estoril estão em obras e as placas estão sendo implantadas.
A parceria da Prefeitura com a iniciativa
privada também tem sido marca da referida política. Caso paradigmático é o da
Cidade da Criança. Apesar da sua enorme atratividade, ela estava fechada desde
2005. Hoje, não só funciona plenamente como agrega novos atrativos como a
Cidade da TV – único equipamento aberto ao público que conta a história da TV
no País.
Estas parcerias foram
impulsionadas ainda mais com a criação do Getur (Grupo de Turismo). O Getur
envolve o trade turístico da cidade (hotéis, restaurantes, empresas de eventos,
agências de viagens, universidades, entre outros). Ele tem a tarefa de ajudar a
tornar realidade as diretrizes da política de turismo.
Entre os resultados do
Getur estão: a montagem de estandes da cidade nas principais feiras do setor
(tais como o CVC Workshop & Trade Show; o Salão SP de Turismo; o Salão
Nacional do Turismo); a realização de convênio entre a Prefeitura, a Faculdade
Anchieta e a UniABC, para capacitação de estagiários em turismo; a confecção de
materiais de divulgação (folders, postais etc). O grupo organiza neste momento
um site e um Guia Turístico, que informarão ao turista os atrativos e os
serviços de hospedagem, transporte, alimentação e outros oferecidos na cidade.
A Prefeitura tem buscado
melhorar o apoio aos eventos tradicionais como a
Festa Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa de São Bartolomeu e a Procissão dos
Carroceiros. É também crescente o sucesso da Festa “Muitos Povos, uma cidade”,
que divulga a cultura das comunidades de imigrantes que compõem São Bernardo.
O
ecoturismo, o turismo náutico, o turismo industrial/sindical e o turismo
religioso são as próximas metas da política municipal. É rico o campo de
possibilidades nestas áreas.
Há ainda o
desafio da melhoria da infraestrutura hoteleira. Neste momento, a Prefeitura
dialoga com empreendedores a instalação de novos hotéis, bem como a
modernização dos já existentes.
Registre-se
também nossa perspectiva regional. Participamos ativamente do GT de Turismo do
Consórcio Intermunicipal, buscando maximizar complementaridade de ações.
Jefferson
José da Conceição e Soraia Aparecida Dias* respectivamente,
Secretário e Diretora Interina de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento
Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.
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