Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O turismo em São Bernardo


 

 

No artigo anterior, expusemos o potencial turístico de São Bernardo, que há anos permanecia inexplorado. Neste, apresentamos a atual política para o turismo conduzida pelo governo Luiz Marinho juntamente com a cadeia produtiva do turismo da cidade.

O ponto de partida desta política foram os diagnósticos sobre a situação do turismo na cidade, elaborados pela FGV e pela Abracef. Eles nos possibilitaram identificar os problemas e elaborar projetos que resultaram em convênios com o Ministério do Turismo, que totalizam mais de R$ 15 milhões. Entre estes, estão a revitalização da Prainha no Riacho Grande e a requalificação do Parque Estoril. Destaque também para a implantação de cerca de 450 placas de sinalização turística na cidade. A Prainha e o Parque Estoril estão em obras e as placas estão sendo implantadas.

 A parceria da Prefeitura com a iniciativa privada também tem sido marca da referida política. Caso paradigmático é o da Cidade da Criança. Apesar da sua enorme atratividade, ela estava fechada desde 2005. Hoje, não só funciona plenamente como agrega novos atrativos como a Cidade da TV – único equipamento aberto ao público que conta a história da TV no País.

Estas parcerias foram impulsionadas ainda mais com a criação do Getur (Grupo de Turismo). O Getur envolve o trade turístico da cidade (hotéis, restaurantes, empresas de eventos, agências de viagens, universidades, entre outros). Ele tem a tarefa de ajudar a tornar realidade as diretrizes da política de turismo.

Entre os resultados do Getur estão: a montagem de estandes da cidade nas principais feiras do setor (tais como o CVC Workshop & Trade Show; o Salão SP de Turismo; o Salão Nacional do Turismo); a realização de convênio entre a Prefeitura, a Faculdade Anchieta e a UniABC, para capacitação de estagiários em turismo; a confecção de materiais de divulgação (folders, postais etc). O grupo organiza neste momento um site e um Guia Turístico, que informarão ao turista os atrativos e os serviços de hospedagem, transporte, alimentação e outros oferecidos na cidade.

A Prefeitura tem buscado melhorar o apoio aos eventos tradicionais como a Festa Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa de São Bartolomeu e a Procissão dos Carroceiros. É também crescente o sucesso da Festa “Muitos Povos, uma cidade”, que divulga a cultura das comunidades de imigrantes que compõem São Bernardo.

O ecoturismo, o turismo náutico, o turismo industrial/sindical e o turismo religioso são as próximas metas da política municipal. É rico o campo de possibilidades nestas áreas.

Há ainda o desafio da melhoria da infraestrutura hoteleira. Neste momento, a Prefeitura dialoga com empreendedores a instalação de novos hotéis, bem como a modernização dos já existentes.

Registre-se também nossa perspectiva regional. Participamos ativamente do GT de Turismo do Consórcio Intermunicipal, buscando maximizar complementaridade de ações.

Jefferson José da Conceição e Soraia Aparecida Dias* respectivamente, Secretário e Diretora Interina de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário