Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

A 1ª Feira de Móveis na rua Jurubatuba


04/06/2011
 
 
 
   

 

 
Uma rua diferente: história associada à tratejtória da cidade

Com alegria e otimismo a Prefeitura de São Bernardo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, juntamente com vocês, lojistas de móveis e instituições apoiadoras (Sebrae-SP, Sintracom,CDL, Acisbec e GVT), realizará a 1ª Feira de Móveis na rua Jurubatuba, entre dias 4 e 12. A rua tem sua história associada com a própria trajetória de nossa cidade, desde os áureos tempos da indústria de móveis nas primeiras décadas do século 20 até os dias de hoje, de mercado global. Agora são quase 80 lojas, com 60 mil m2 de exposição de móveis e produtos de decoração. Uma rua sem igual no País. Para lançar oficialmente a Feira, o prefeito Luiz Marinho estará presente em coquetel nesta sexta-feira (03/06), às 18h, na própria rua Jurubatuba.

Temos enfatizado que são três os objetivos da feira: a) fomentar as vendas; b) incentivar a unidade e o associativismo entre os lojistas; c) gerar a semente de futuras ações conjuntas entre a gestão pública e os lojistas, em benefício do comércio local e da cadeia produtiva moveleira. Entre as ações futuras estão a construção de um site, a busca de soluções definitivas para o estacionamento, a alimentação de clientes, a segurança, o paisagismo, entre outros.

Na feira, teremos o alargamento de calçadas, proporcionando maior conforto para os clientes. Haverá também decoração especial ao longo dos dois primeiros quarteirões da rua, com a instalação de cerca de 20 áreas de jardins, nos quais serão instalados bancos, fontes e murais com a história do setor moveleiro. Os que lá comparecerem poderão perceber iluminação especial, sonorização, praça de alimentação e vários eventos artísticos. Estacionamentos credenciados serão indicados para os clientes.

As expectativas positivas em relação ao sucesso da feira estimulam o surgimento de variadas propostas para a revitalização da rua Jurubatuba, algumas delas divulgadas recentemente na mídia. Sem entrar no mérito das propostas, queremos ressaltar que são bem-vindas todas as sugestões. Vamos discutir todas no devido tempo e com a participação de todos os envolvidos.

Por enquanto, queremos registrar que nas duas reuniões recentes que a Prefeitura convocou para dialogar com todos os lojistas de móveis da rua, procuramos destacar que está prevista, com recursos orçamentários já definidos, a execução de obras de macrodrenagem nas ruas do centro, que vão resolver a questão das enchentes na Jurubatuba. A previsão é que estas obras se iniciem no último trimestre deste ano ou nos primeiros meses do ano de 2012.

Em breve, a Prefeitura vai também apresentar e implementar o projeto mais amplo de requalificação do centro da cidade – projeto este que será debatido oportunamente com toda a comunidade, incluindo os comerciantes da área central.

Estamos todos animados com as perspectivas da Feira de Móveis e o que ela pode representar para o futuro da cadeia moveleira de São Bernardo. Juntos, poder público e setor privado, vamos construir uma cidade melhor.
*Jefferson José da Conceição é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário