Por Jefferson
José da Conceição (jefersondac@ig.com.br)
Fui Secretário de
Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo (SBC) entre
janeiro de 2009 e julho de 2015, nas duas gestões do Prefeito Luiz Marinho. O
legado de nosso trabalho neste período está relatado no livro que eu e mais
três coautores acabamos de lançar, intitulado “A Cidade Desenvolvimentista:
crescimento e diálogo em SBC, 2009-2015”, pela Editora da Fundação Perseu
Abramo. Logo na sequencia do término de minha gestão como Secretário Municipal,
tornei-me, a convite do Prefeito Luiz Marinho, Diretor Superintendente do
Instituto de Previdência do Município de SBC, cujo nome fantasia é SBCPREV.
No momento em que
encerro (em 3/2/2016), esta breve, mas profícua passagem pelo Instituto, e em
que assumo novas missões e desafios, agora na Prefeitura de São Paulo (conforme
Portaria assinada pelo Prefeito Fernando Haddad em 5/2/2016), gostaria de
agradecer ao Prefeito Marinho, pela confiança; ao Secretário Tarcisio Secoli,
por ter compartilhado da indicação do meu nome para o cargo no SBCPREV; à
Gloria Konno, ex-Diretora Superintendente do SBCPREV e atualmente na Direção do
IMASF, pelo amplo apoio que me deu na transição de cargos; à equipe de
Diretores e servidores do SBCPREV pelo trabalho competente que realizam; aos
Conselhos Administrativo e Fiscal constituído de servidores sérios e
compromissados, aos demais colegas de Governo. Neste artigo, pretendo também realizar
um breve balanço das principais realizações do Instituto no período entre agosto
de 2015 e fevereiro de 2016.
O que é
o SBCPREV?
O SBCPREV foi criado
em 2011. Trata-se de uma autarquia que tem como função primordial a gestão do
sistema próprio de previdência social do Município. O Instituto conta com cerca
de 18.150 segurados, sendo 10.751 servidores ativos, 6.150 aposentados e 1.248
pensionistas. É atribuição do Instituto a análise e a concessão dos seguintes
benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes (pensionistas):
aposentadoria compulsória; aposentadoria por invalidez; aposentadoria
voluntária; salário-família; pensão por morte e auxílio reclusão.
Cabe ao Instituto fazer
também uma boa gestão dos recursos financeiros nele alocados, que são resultado
das contribuições previdenciárias dos servidores (11%) e das instituições
patronais (22%), isto é, da Prefeitura e das demais entidades envolvidas.
Atualmente, o patrimônio do instituto totaliza aproximadamente R$ 550 milhões.
Para fazer a correta gestão destes recursos, o instituto conta com uma Direção
Executiva composta por quatro Diretorias: Superintendência, Previdenciária,
Administrativo/Financeira e Jurídica. Registre-se também o importante papel dos
Conselhos Administrativo e Fiscal, que têm a função de contribuir com a
formulação das diretrizes de políticas e com a fiscalização do seu cumprimento,
zelando pelo referido patrimônio do SBCPREV.
Quando assumimos a
Superintendência do SBCPREV, em meados de 2015, o instituto já havia
praticamente passado pela difícil fase de constituição e consolidação. Para
chegar a este ponto, foi importante a competente gestão de Glória Konno,
acompanhada dos demais diretores e servidores do instituto. Nossa intenção, portanto, era dar
continuidade à gestão, bem como implantar alguns programas novos, como a intensificação
de parcerias com as instituições patronais envolvidas, o Sindicato de
Servidores, as universidades, os demais institutos de Previdência do Regime
Próprio. Outro esforço foi realizar um processo mais intenso de comunicação
externa, de forma a melhorar nosso diálogo com os servidores e os parceiros e
instituições já mencionadas.
Os
Novos Programas realizados no período
Em nossa gestão, desenvolvemos
e implantamos o Programa “Amanhã mais seguro, o seu projeto de aposentadoria”. Elaborado
e executado em conjunto pelo SBCPREV e pela Secretaria de Administração da
Prefeitura, a proposta é apoiar os servidores ativos que estão próximos à
aposentadoria a enfrentar este delicado momento de suas vidas. O curso consiste
de palestras dinâmicas em áreas como saúde, nutrição, educação financeira,
esporte e jurídico-previdenciária. No início de fevereiro, formamos a segunda
turma de aproximadamente 30 servidores. Estão previstas turmas em junho e
outubro.
Constituímos,
sem custo para o SBCPREV, um conjunto de parcerias do instituto com
estabelecimentos comerciais diversos, visando oferecer descontos para os
aposentados e pensionistas do Instituto. Assim, o instituto lançou o Programa “CLUBE
DE BENEFÍCIOS DO SBCPREV”: um total de 23 estabelecimentos comerciais
tornaram-se os primeiros parceiros do instituto, nas mais diferentes áreas de
interesse de aposentados e pensionistas: Escolas, Restaurantes, Academias,
Livrarias, Buffet, Cooperativa de Crédito, Loja de Roupas. O aposentado e
pensionista necessita apenas apresentar a carteira de identificação do SBCPREV,
para usufruir de descontos nos estabelecimentos.
Na
área da comunicação, além das alterações no formato do Boletim Informativo do
Instituto (agora chamado de InfoPrev), iniciamos a reformulação dos canais de
comunicação do SBCPREV, como o Site do SBCPREV e a criação de perfil no
Facebook.
A
realização do Encontro Municipal de Previdência dos Servidores e Aposentados de
SBC, realizado em setembro, não se insere propriamente entre os “novos
programas”. Tanto que em setembro realizamos a IV edição do Encontro, que tem o
objetivo de trazer informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social. No
ano de 2015, a novidade esteve no peso que conseguimos dar ao Encontro com a
presença do Prefeito Luiz Marinho (que, registre-se, foi também Ministro da
Previdência Social), do então Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, e
de várias lideranças de outros Institutos de Previdência. Trezentos servidores
participaram do Encontro.
Registre-se
também o processo democrático que caracterizou as eleições para os novos
conselhos administrativo e fiscal do SBCPREV. O processo eleitoral transcorreu
com tranquilidade e participação. Os novos membros dos Conselhos já tomaram
posse e realizaram suas primeiras reuniões.
As ações no campo
previdenciário
No
plano previdenciário, propriamente dito, elaboramos e tramitamos a Lei
Municipal que altera as regras do benefício de Pensão por Morte. Esta lei visa
adequar a legislação municipal à Lei nº 13.135/2015 de 17 de junho de 2015, que
altera os requisitos para concessão de pensão por morte. No atual momento, este
projeto de lei está em análise na Procuradoria do Município e Secretaria de
Administração.
Ainda
no plano legislativo, publicamos o Decreto nº 19.545/2015, que dispõe sobre os
procedimentos administrativos para reconhecimento de tempo de serviço público
exercido em condições especiais prejudiciais à saúde, para fins de concessão de
aposentadoria especial aos servidores públicos municipais.
Importante
também foi o início do levantamento de informações para a escolha do melhor
“caminho” a ser trilhado visando a constituição de um sistema eletrônico de
informações previdenciárias apropriado ao SBCPREV. Desta forma, foram
realizadas várias reuniões com o Departamento de Tecnologia de Informação (DTI)
da Prefeitura juntamente com empresas especializadas sobre o assunto. A
conclusão apontou que, para o SBCPREV, o melhor caminho é contratar uma empresa
que, em diálogo com o DTI da Prefeitura e a equipe do SBCPREV, estruture um
software específico para a área previdenciária do instituto. Esta deve ser uma
das prioridades do Instituto no próximo período.
Executamos
a informatização dos procedimentos de requerimento da primeira parcela do 13º
salário, com a suspensão dos requerimentos físicos para pagamento da 1ª parcela
do 13º salário a aposentados e pensionistas. Agora, o processo passou a ser
efetuado eletronicamente via portal do servidor, com o objetivo de agilizar o
atendimento aos segurados e reduzir despesas com impressão dos requerimentos.
Geração de receitas e
corte de despesas
Em
termos de geração de receitas para o Instituto, e pagamento dos benefícios
previdenciários, procuramos intensificar um conjunto de ações para a melhoria
de arrecadação do Comprev. Conforme
exposto no site do Ministério da Previdência, o Comprev “tem por objetivo operacionalizar
a Compensação Previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social e os
Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos (RPPS) da União,
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos casos de contagem
recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadorias e pensões”. Em
2015, a arrecadação do SBCPREV com o Comprev foi de R$ 54,6 milhões. A
estimativa de arrecadação em 2016 é de R$ 62,0 milhões.
Visando
uma gestão compromissada com a racionalidade de gastos e com a sustentabilidade
ambiental, passamos a disponibilizar o holerite de aposentados e pensionistas
apenas por meio eletrônico, via Portal do Servidor. As servidoras e servidores
que tiveram problemas com esta medida foram e estão sendo apoiados, de diversas
maneiras, pelos funcionários do Instituto.
A Política de
Investimentos e Gestão do Patrimônio Financeiro
No
que concerne à política de investimentos do SBCPREV, cabe dizer que a
rentabilidade dos investimentos do instituto no ano de 2015 foi de 9,65%, bem
abaixo da meta de 17,95% (INPC + 6%). Ainda assim foi um “bom” resultado,
considerando-se as adversidades do mercado financeiro. O principal índice da renda
fixa, o IMA-B, encerrou o ano com 8,88% de rentabilidade. Por sua vez, o
IBOVESPA, referência dos investimentos em Renda Variável, fechou negativo em (-)
13,31%. De acordo com a Consultoria Risk Office, a mediana dos RPPS obteve
rentabilidade de 10,42%.
A quase totalidade
dos RPPS do Brasil não conseguiu “bater” a meta atuarial nos últimos três anos,
2013, 2014 e 2015. O ano de 2012 foi o último em que praticamente todos os RPPS
do Brasil bateram a meta. No caso do SBCPREV não foi diferente. As taxas de
rentabilidade dos investimentos do instituto nos anos de 2013, 2014 e 2015
foram, respectivamente, de 6,06%, +10,51% e + 9,65% contra a meta atuarial de +
11,90%, + 12,60% e + 17,95%. Vários fatores relativos ao cenário econômico
mundial e nacional têm levado a uma situação de extrema volatilidade nos
rendimentos dos ativos, sejam de renda fixa ou de renda variável.
Ações no campo administrativo
Em termos
administrativos, realizamos levantamento do atual estado das necessidades do
instituto em termos de equipamentos de informática (computadores,
impressoras). Com o resultado deste
levantamento, elaborou-se um “Plano de Informática do SBCPREV”. A execução
deste Plano iniciou-se por meio de parceria com instituições financeiras que
cederam alguns computadores usados (em geral, ainda em bom estado) para o
Instituto.
Iniciamos também um
processo de melhorias na estrutura física do atual prédio do Instituto. Algumas
medidas já foram realizadas, outras estão encaminhadas. Entre elas está a aplicação de fotos adesivas
nas paredes internas; a pintura externa; a remarcação das faixas de
estacionamento; a instalação de placas de identificação do espaço do
estacionamento e de orientações de horário, entrada, etc. Alteramos o layout da
sala de espera do atendimento aos segurados; instalamos dispositivo de senhas
eletrônico para atendimento. Está prevista também a reforma de salas e de melhoria
na sala de reuniões do SBCPREV.
Outra ação foi o início
do levantamento de soluções para o arquivo adequado de documentos e processos
do instituto. A intenção é criar condições para a digitalização e guardas de
documentos.
Previdência: um
encontro marcado
Concluo
este artigo-balanço enfatizando que o tema da Previdência é apaixonante e
desafiador para todos aqueles que se envolvem com o assunto. Mais: o debate da
previdência – como temos visto nos discursos da Presidente Dilma Rousseff –
está na ordem do dia dos problemas brasileiros a serem enfrentados.
Este
tema, pelo qual me encantei a partir da experiência como Diretor
Superintendente do SBCPREV, não interessa apenas ao idoso e aos especialistas
no assunto. Ele deve ser de atenção desde o primeiro dia do trabalhador em sua
carreira profissional. Isto porque, a Previdência é um seguro para os momentos
imprevistos que podem afastar, definitiva ou temporariamente, o trabalhador da
atividade laboral. É a Previdência que pode garantir o futuro do trabalhador e
sua família ao fim da vida laboral ativa.
A
forma e as regras pelas quais a Previdência Social está organizada no Brasil
obrigarão a um necessário encontro com a reforma da Previdenciária. Entretanto, este debate não pode ser
confundido com o ajuste fiscal e não deve ser feito com a economia em retração
profunda. É essencial que ele ocorra em um contexto de crescimento, para que se
possa medir efetivamente a potencialidade de arrecadação previdenciária
comparado à expansão das despesas. Quando estivermos em uma economia em
crescimento, precisaremos, sim, estar preparados para defender uma reforma não
regressiva. Neste momento, será o caso de termos uma postura propositiva,
baseada em um conjunto de propostas factíveis, capazes de subsidiar
mobilizações e negociações que, a um só tempo, ajudem a resgatar a
racionalidade do sistema e garantam maior justiça social do regime de Previdência
Social no Brasil.
Jefferson José da
Conceição. Diretor Superintendente do SBCPREV
entre agosto 2015 e fevereiro 2016. Prof. Dr. da USCS. Atual Diretor Técnico da
Agência São Paulo de Desenvolvimento, ADE SAMPA.
Artigo publicado no site do ABCDMaior (www.abcdmaior.com.br), na coluna blogs, em 10/2/2016.
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